Cientistas descobrem água as 12 bilhões de anos luz da Terra.

Astrônomos descobriram uma fonte de cerca de 140 trilhões de vezes do volume de água dos oceanos do nosso planeta. A fonte fica a uma distância de 12 bilhões de anos luz da Terra. Para se ter ideia da distância, 1 ano luz equivale a 10 trilhões de quilômetros. Multiplique 10 trilhões por 12 bilhões, é sua calculadora não vai conseguir fazer esta operação.
Mas enfim, a água foi descoberta em formato de vapor. Como usufruir deste benefício é algo que ainda não pode ser pensado. E também não se sabe da qualidade desta água.
A grande quantidade de água em formato de vapor está em volta de um quasar chamado APM 08279+5255. Um quasar é o núcleo de uma galáxia, confinado num espaço pequeno, em relação à sua massa, que abriga um buraco negro.
Nesse quasar específico, há um buraco negro com 20 bilhões de vezes a massa do Sol, que produz uma quantidade de energia equivalente a um quadrilhão de vezes à da nossa estrela.
A água está em forma de vapor e ajuda a compreender a natureza do quasar. A medição desse vapor e de moléculas de outros tipos, tais como monóxido de carbono, sugerem que há gás suficiente para alimentar o buraco negro até que ele atinja seis vezes seu tamanho.

O gás liberado por esse buraco negro está numa temperatura de 53º C negativos, o que é cinco vezes mais quente que os gases soltos na Via Láctea. O vapor d’água da Via Láctea fica congelado, e também por isso a quantidade de água em nossa galáxia é 4 mil vezes menor que no quasar.

A pesquisa foi desenvolvida por dois grupos de astrônomos, formados por cientistas ligados a diversos institutos. A descoberta foi publicada pela revista “Astrophysical Journal Letters”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode falar oque você achou do Post