A história dos hackers - Parte 2

Os anos 1980
waragame
Foi só nos anos 1980 – mais precisamente em 1983 – que o termo hacker se tornou conhecido do grande público graças ao filme War Game, que no Brasil se chamou Jogos de Guerra. Matthew Broderick interpretava o papel principal de um gênio dos computadores que, ao tentar hackear os computadores de uma fábrica de videogames acaba entrando no Sistema de Defesa dos EUA. Na confusão, o mainframe do governo interpreta os comandos do hacker como um ataque inimigo e joga país em estado de alerta máximo.
Veja mais também em:
A história dos hackers - Parte 1
A história dos hackers - Parte 3
 No mesmo ano a ficção se torna realidade. Seis jovens de um grupo hacker chamado 414 gang é preso após invadir vários computadores nos EUA. Entre esses computadores estão unidades instaladas na base de Los Alamos, onde armas nucleares eram desenvolvidas.
No decorrer da década a coisa fica tão séria que o governo estadunidense cria uma lei chamada Computer Fraud and Abuse Act (Lei de Fraude e Abuso com Computadores) que torna crime a invasão de sistemas de computadores. O único - e importante - porém: essa lei não se aplicava a menores de idade.
A mesma década viu o primeiro ataque à rede mundial de computadores e o primeiro caso de ciberespionagem registrados.
morris
Em 1988, quando a internet dava seus primeiros passos e ainda se chamava Arpanet, Robert T. Morris Jr. (foto ao lado), estudante da Universidade de Cornell, lançou um worm (um tipo de vírus) na rede para testar seus efeitos. O problema é que o vírus saiu de controle e acabou infectando 6000 computadores que faziam parte da Arpanet, inclusive alguns sistemas do governo e de universidades. Morris foi expulso de Cornell e foi preso.
No ano seguinte, hackers da antiga Alemanha Ocidental invadiram computadores de corporações e do governo dos EUA. Os segredos conseguidos foram vendidos para a KGB, serviço secreto da então União Soviética. Os eventos que levaram à captura dos hackers são dignos de filmes de espionagem: três participantes do grupo foram entregues por dois colegas. Um quarto participante cometeu suicido quando seu papel na trama foi descoberto. No fim das contas, como não era possível medir a importância da informação roubada, o grupo ficou em liberdade condicional e foi obrigado a pagar uma multa.
Nesse mesmo ano, um hacker chamado The Mentor publica o que se tornaria o mais famoso manifesto hacker. No começo do texto, ele afirma: “Meu crime é a curiosidade...Eu sou um hacker, e esse é meu manifesto. Você pode impedir esse indivíduo, mas não pode parar todos nós”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode falar oque você achou do Post