A história dos hackers - Parte 3

Os anos 1990
angelina
A década vê a popularização dos computadores e o surgimento da Internet e é claro que a atuação dos hackers iria crescer na mesma proporção. Foi nessa década que surgiu o Def Con, maior evento hacker do mundo desde 1993 em Las Vegas. Era para ser apenas uma festa para se despedir dos antigos BBS (fóruns online que eram populares antes do surgimento da web). Fez tanto sucesso que dura até hoje.
Veja mais também em:
A história dos hackers - Parte 1
A história dos hackers - Parte 2

E foi nessa década que um deles, chamado Kevin Mitnick, ganhou status de guru hacker ao ser preso em 1995 depois de roubar mais de 20 mil números de cartões de crédito nos EUA. Mitnick era tão estrela que grupos de hackers ameaçaram causar o caos caso ele não fosse libertado.
mitnick
Mitnick era apenas um sinal de que a atividade hacker poderia ser extremamente lucrativa. Em 1996, russos roubaram US$ 10 mi do Citibank usando apenas computadores. E muitos outros golpes a empresas passam a ocorrer.
A década ainda viu o surgimento das pragas dos vírus de computador, que levou à criação dos primeiros antivírus e tornou a segurança da informação item obrigatório nos orçamentos e balanços das empresas de qualquer tamanho.
Mitnick e muitos outros hackers das primeiras gerações passaram de criminosos procurados a profissionais requisitados por grandes empresas para cuidar de sua segurança digital. Mitnick, por exemplo, foi liberado em 2001 e hoje tem vários livros publicados além de manter uma empresa de segurança da informação chamada Mitnick Security (http://mitnicksecurity.com/).
Os anos 2000 vêem os hackers crescerem em número e em poder. Surgiram também os primeiros relatos de ciberguerra, onde nações ou grupos terroristas usam hackers para atacar estruturas nacionais ou empresariais em outros países com fins ideológicos. Essa prática culmina com o surgimento dos grupos LulzSec e Anonymous.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode falar oque você achou do Post